A Bula


Quando o jogo cênico nos leva a uma reflexão sobre cura…


RELEASE

É possível calcular os efeitos colaterais na busca pelo equilíbrio mental? Ao observarmos uma sociedade cada vez mais ansiosa e medicamentosa, mergulhamos no mundo dos remédios. Qual o seu remédio? De um lado a química, de outro, métodos naturais. Vivenciamos em nosso próprio corpo as indicações e contraindicações de uma bula repleta de reações e referências do padrão de comportamento e pensamento humano nos dias atuais.

Nesta investigação baseada na bula do Rivotril, transformamos em teatro a inquietude, os questionamentos e a luta do homem comum/urbano para resgatar sua saúde emocional, sua lucidez e, sobretudo, seu propósito de vida.


A BULA

Teatro e movimento refletindo fraquezas e superações em meio a nossa medicamentosa sociedade. Qual o seu remédio? O paciente, Renato Nunes, personagem chave da trama, mergulha nas indicações e contraindicações quando decide transformar sua vida. Ao perceber que o suicídio não é uma solução, a busca pela cura se torna uma grande batalha contra o ego, Sylan Abrahão, oponente que mora em sua própria mente.

“A Bula” pode ser classificada como sensorial, provocativa e vibrante, em que o trágico e o cômico tornam a proposta, de fato, bem relevante no cenário social da atualidade.

Deixamos claro que a obra é uma livre ficção e que em sua abordagem não vamos contra o uso de nenhuma medicação, e sim a favor da medida equilibrada, principal busca do personagem chave da peça.


PROPOSTA CÊNICA

Dramaturgia autoral e contemporânea que, a partir da leitura dramatizada da bula do Rivotril, foram criados elementos cênicos para explorar o campo do corpo e da interpretação como base de construção da trama.


CIRCUITO CULTURAL UNIVERSITÁRIO

O Projeto “A Bula” está de volta após um aprofundado processo criativo e a realização de 6 edições com sucesso de público, em 2017. Você pode conferir um pouco desse histórico em nossa página no Facebook.

Em 2018, na evolução desse trabalho, comemoramos e damos início ao Circuito Cultural Universitário pela UFRRJ, contemplando os campi de Três Rios, Nova Iguaçu e Seropédica.


FICHA TÉCNICA

Elenco: Renato Nunes e Sylan Abrahão
Concepção Artística e Direção: Sylan Abrahão
Supervisão Cênica: Lu Anastácio
Produção Executiva: Renato Nunes
Produção e Fotografia: Felipe Abrahão
Equipe Técnica: João Tabalipa, Franciele Castilho e Carmem K’hardana